3 de fevereiro de 2010

Isso depende do vento...

Este quadro do The Economist  mostra, em gigawatts, quais os países que instalaram mais energia eólica. Uma forma "clean" e evoluída de produzir energia.

Os EUA estão à frente, mas a China quase duplicou a sua capacidade de 2008 para 2009. E na Europa também se tem verificado um aumento, em particular na Alemanha. Portugal também aumentou.


Há, contudo, um aspecto curioso a neste quadro. Ele não mostra a quantidade de energia eólica que cada país tem per capita. Se assim fosse, a Alemanha estaria à frente dos EUA. Além de que, capacidade de instalar energia eólica, não traduz exactamente a energia que cada país está verdadeiramente a produzir... isso depende do vento. 



E aí, não sei qual será o país mais ventoso. Portugal é seguramente dos que mais sol tem na Europa, mas em termos de vento, não será dos mais ventosos.


Seja como for, é extremamente positivo que o nosso país esteja a apostar cada vez mais em formas alternativas de energia. Pelo seu clima e posição geográfica, com uma vasta costa marítima, tem condições privilegiadas para continuar a crescer em termos de produção efectiva de energia, diminuindo a sua dependência em relação ao tradicional petróleo que tem de importar. Energia eólica ou energia solar são fortes alternativas, financeiramente muito atractivas.

Sem comentários: